Março Amarelo e Lilás

Conscientização sobre a Endometriose e o Câncer de Colo de Útero

Março Amarelo e Lilás
  Data Publicação:
06 de Março de 2024
  Autor das Imagens:
CoopuSaude
  Autor dos Textos:
CoopuSaude


Março Amarelo e Lilás

Conscientização sobre a Endometriose e o Câncer de Colo de Útero

Entramos vivendo um mês muito importante para a propagação da saúde feminina, pois nele celebramos 2 campanhas de conscientização:


Março Amarelo, que tem como objetivo alertar para a prevenção e o combate à endometriose; e Março Lilás, que visa aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. Quer saber mais sobre elas?


A endometriose é uma condição em que o tecido que normalmente reveste o útero começa a crescer fora dele, causando dor intensa, irregularidades menstruais e, em casos mais graves, infertilidade.


Por ser uma condição crônica, essa campanha busca incentivar as mulheres a procurar ajuda médica e tratamento adequado para elevar sua qualidade de vida.


Para prevenir e cuidar da endometriose, é importante:

  • Realizar consultas ginecológicas regulares;
  • Estar atenta aos sintomas, como dores intensas durante o período menstrual, dor durante a relação sexual e irregularidades menstruais;
  • Buscar orientação médica se suspeitar de endometriose;
  • Realizar exames de imagem, como ultrassonografia pélvica, para confirmar o diagnóstico;
  • Seguir o tratamento recomendado pelo médico, que pode incluir medicamentos para aliviar a dor, terapias hormonais ou cirurgia em casos mais graves.


É importante ressaltar que o tratamento da endometriose é individualizado e depende da gravidade dos sintomas, da extensão da doença, da idade da paciente, dos planos de gravidez futuros e de outros fatores. É fundamental que as mulheres afetadas discutam suas opções com um médico especializado para desenvolver um plano de cuidados adequado às suas necessidades específicas.


O câncer de colo de útero é uma das principais causas de morte por câncer em mulheres em todo o mundo, apesar de ser altamente prevenível.


Entre as formas de prevenção encontramos:

  • Realizar exames preventivos regulares, como o teste de Papanicolau, que pode detectar alterações nas células do colo do útero antes que se desenvolvam em câncer.
  • Vacinar-se contra o HPV, vírus sexualmente transmissível que está relacionado ao desenvolvimento do câncer de colo de útero.
  • Manter uma vida sexual saudável e utilizar preservativo durante as relações sexuais.
  • Evitar o tabagismo, que está associado a um maior risco de desenvolver câncer de colo de útero.


Se diagnosticada precocemente, o câncer de colo de útero é altamente tratável, e as taxas de cura são elevadas. Por isso, é fundamental que as mulheres estejam atentas aos sinais e sintomas da doença e realizem exames preventivos regularmente, como o papanicolau e o ultrassom uterino.


Já fez a sua parte esse ano?


O nosso Plano de Saúde é um grande aliado na hora da realização de consultas e exames de rotina. Vem conhecer todos os nossos benefícios, entre em contato com a nossa equipe!


Publicações Relacionadas

Você sabe o significado das campanhas Junho Vermelho e Junho Laranja?

Você sabe o significado das campanhas Junho Vermelho e Junho Laranja? Notícias

Junho Vermelho e Junho Laranja são as ações deste mês. O vermelho representa a importância da doação de sangue, enquanto o laranja visa alertar sobre duas doenças que envolvem o sangue: anemia e leucemia. 

Junho vermelho
Junho Vermelho é uma iniciativa de...

Ler Mais
Março Azul Marinho - Mês da conscientização e prevenção conta o Câncer de Intestino (colorretal)

Março Azul Marinho - Mês da conscientização e prevenção conta o Câncer de Intestino (colorretal) Notícias

Março Azul Marinho - Mês da conscientização e prevenção conta o Câncer de Intestino (colorretal)
Esse mês, também conhecido como Março Colorido, tem mais uma cor: o azul-marinho, que chega para abordar uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
O câncer...

Ler Mais
Comece 2024 priorizando a sua saúde!

Comece 2024 priorizando a sua saúde! Notícias


À medida que iniciamos 2024, é natural dedicarmos um momento à reflexão. Este período se torna propício para reavaliarmos e projetarmos nossas experiências, incluindo metas voltadas para a conquista de uma saúde sólida e um bem-estar duradouro.
Saúde completa
Seja para...

Ler Mais
Descubra práticas simples para aproveitar o verão mantendo sua saúde em primeiro lugar!

Descubra práticas simples para aproveitar o verão mantendo sua saúde em primeiro lugar! Notícias


O verão é mais do que uma estação do ano, é uma experiência que convida a celebrar a vida e investir em nosso próprio cuidado, garantindo que cada dia seja vivido com plenitude e equilíbrio.
Por isso, nesses dias quentes, é ainda mais importante adotar práticas saudáveis que...

Ler Mais
Novembro Azul: a importância da conscientização sobre a saúde do homem

Novembro Azul: a importância da conscientização sobre a saúde do homem Notícias

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Para combater essa doença, a conscientização e a detecção precoce são fundamentais.

Homens a partir dos 45 anos, ou até mesmo mais cedo em casos de...

Ler Mais
Câncer de mama: se toca, amiga!

Câncer de mama: se toca, amiga! Notícias

No mês do Outubro Rosa, vamos abordar dados essenciais sobre o câncer de mama e, mais importante ainda, como as mulheres podem se cuidar, se prevenir e fazer o autoexame de mama.

O câncer de mama é uma realidade para muitas mulheres, sendo o mais comum em todo o mundo. No Brasil,...

Ler Mais