Você sabia que milhões de pessoas convivem com hepatites virais sem sequer saber? É por isso que o Julho Amarelo existe: para trazer luz a uma ameaça silenciosa, que afeta o fígado e pode evoluir para problemas graves como cirrose e câncer hepático.
As hepatites virais são inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus: A, B, C, D e E. Cada uma tem formas distintas de transmissão e prevenção — mas todas têm em comum o fato de poderem ser evitadas ou controladas com informação, exames e cuidados simples.
Formas de contágio mais comuns:
Contato com sangue contaminado
Sexo sem preservativo
Compartilhamento de objetos cortantes (alicates, lâminas, agulhas)
Transfusões de sangue antes de 1993
Água ou alimentos contaminados (no caso das hepatites A e E)
Principais sintomas (quando aparecem):
Cansaço excessivo
Enjoos e vômitos
Pele e olhos amarelados
Urina escura e fezes claras
Dores abdominais
Muitas vezes, esses sintomas não surgem imediatamente — ou sequer aparecem. Por isso, os testes regulares são fundamentais, especialmente para pessoas com mais de 40 anos ou que já passaram por situações de risco.
A boa notícia?
Existem vacinas eficazes para as hepatites A e B, e a hepatite C tem tratamento gratuito e com altas taxas de cura.
Como se cuidar:
Use preservativo em todas as relações sexuais
Não compartilhe objetos de uso pessoal
Faça os testes de detecção com regularidade
Mantenha a vacinação em dia
Na Coopusaúde, acreditamos que saúde também se faz com informação e prevenção. Se você ainda não fez seu check-up, aproveite este mês para dar esse passo importante.
???? Você já testou seu fígado hoje?
Agende seus exames preventivos com a gente.
Fevereiro é um mês de conscientização dupla, dedicado a campanhas de saúde de grande relevância: o Fevereiro Roxo e o Fevereiro Laranja. Conhecer os sintomas e o impacto dessas condições é o primeiro passo para a prevenção, o diagnóstico e a...
Ler Mais
O verão é sinônimo de férias, praia, piscina e uma agenda mais flexível. Mas o aumento das temperaturas e a mudança na rotina podem representar um desafio para a manutenção dos hábitos saudáveis.
Pensando nisso, separamos três pilares essenciais para você aproveitar a...
Tão importante quanto planejar viagens e finanças é planejar a sua saúde. O check-up anual é a ferramenta mais eficaz de Medicina Preventiva, e iniciá-lo em janeiro ou fevereiro oferece uma grande vantagem: a detecção precoce.
Muitas doenças crônicas – como...
O início do ano é marcado por uma energia de renovação e, invariavelmente, pela elaboração de listas de metas: "emagrecer", "aprender um novo idioma", "economizar", "ser mais produtivo".
Embora a intenção seja positiva, esse movimento massivo pode gerar uma pressão...
O que é inflamação?Inflamação é uma resposta do organismo a agressões. Enquanto inflamação aguda cura feridas, a inflamação crônica atua silenciosamente e contribui para doenças como diabete tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns cânceres. A alimentação tem...
Ler Mais
1. Por que o sono é tão importante?O sono não é “tempo perdido”: é quando o organismo regula hormônios, consolida memória, repara células e fortalece o sistema imune. A falta crônica de sono está associada a maior risco de ganho de peso, diabetes, hipertensão, doenças...
Ler Mais