No primeiro mês do ano, tratamos sobre os cuidados com a saúde mental. No ano de 2021 esse tema ganha uma importância ainda maior, pois os impactos da pandemia do Coronavírus foram refletidos diretamente na saúde mental de todos.
Por chegar carregado de incertezas e frustrações, é fundamental discutir sobre a saúde mental nesse janeiro branco, afinal os impactos do ano de 2020 começam a aparecer a partir de agora.
Problemas causados pela pandemia
Muitos problemas foram causados indiretamente pela pandemia do Coronavírus, e vários deles estão relacionados com a
saúde mental das pessoas.Quando o mundo vira de ponta cabeça e nos faz adaptar a novas situações, nossa primeira reação é o
estresse, funcionando como uma forma de defesa do organismo às adversidades que encontramos ao longo da vida.
O estresse faz com que o nosso corpo fique pronto para agir, porém o problema que enfrentamos atualmente não é visível e muito menos palpável, podendo estar em todo lugar a qualquer momento.
Dessa forma, vivemos nossos dias com medo, e a tensão de estar exposto ao contágio do vírus prejudica a nossa saúde mental de uma forma contínua, trazendo problemas de saúde a longo prazo.
Saiba mais a seguir sobre os
impactos do confinamento na saúde mental.O confinamento é necessário, mas traz problemas
Por estarmos lidando com uma doença que não possui um tratamento,
a melhor forma de lidar com o contágio do vírus é através do isolamento social e do confinamento, afinal quanto menos pessoas se aglomerando, menor fica a transmissão do vírus.
Essa é uma medida muito importante no combate do Coronavírus, pois quando a transmissão é baixa, os hospitais conseguem tratar as pessoas contaminadas de uma forma mais tranquila e eficaz.
Porém, tudo isso também causa alguns problemas psicológicos.
A falta de contatos sociais prejudica a saúde de forma em que o sistema imunológico é afetado, impactando na produção de anticorpos. Da mesma forma, os
sentimentos de angústia, impotência e desesperança podem ser os causadores de transtornos psicológicos.
Por isso, é fundamental
manter contato com as pessoas mesmo à distância. Nessas horas a tecnologia é nossa aliada, e existem diversas formas de utilizá-la para interagir com os outros.
Claro que tudo isso não é igual ao contato habitual que tínhamos antes da pandemia, mas é uma forma de preencher o vazio e matar a saudade daqueles que amamos.
Veja a seguir os principais
cuidados com a saúde mental que você pode ter neste período de incertezas.
Formas de cuidar da sua saúde mental
A melhor forma de você passar por essa pandemia de forma saudável é
adotando as medidas recomendadas pelas autoridades da saúde e ao mesmo tempo cuidar da sua saúde mental. As melhores formas de fazer isso são:
Cuide do seu bem estar
Uma vida saudável requer uma
ótima alimentação aliada com a prática de atividades físicas. Mesmo em isolamento, podemos cuidar do nosso bem estar de uma forma tranquila, basta adaptar a sua rotina e praticar atividades que tenham um caráter mais individual, como corridas e caminhadas.
Tome cuidado com o excesso de informação
Principalmente no período onde estamos vivendo, recebemos muitas informações diariamente. Muitas delas são relevantes, porém outras podem ser falsas e por isso é essencial
checar sempre a fonte e a data de publicação de qualquer notícia antes de tomar aquilo como verdade.
Outro fator importante é estabelecer um horário para acessar notícias, e dessa forma não sobrecarregar a sua cabeça com muita informação.
Mantenha contato com amigos e familiares
Mesmo a distância, é fundamental saber como anda a vida das pessoas que você ama e que você costumava conviver. Por isso,
faça ligações, videochamadas e converse por WhatsApp com aqueles que são importantes para você.
Tudo isso ajuda no enfrentamento da pandemia de uma maneira saudável, por isso tente colocar em prática essas dicas e veja como isso pode mudar o seu dia a dia.
Cuide de você para cuidar do outro
Mesmo tendo os cuidados com a saúde mental, não podemos nos esquecer dos cuidados com o vírus. Lembre-se sempre de
lavar as mãos, evitar aglomerações e usar a máscara.A prospecção de uma vacina já está em vista, mas isso não significa que os cuidados devem ser deixados de lado. Pelo contrário, precisamos redobrar nossas precauções e garantir que todos possam contar com boas condições de atendimento hospitalar.
Cuidando de você, você ajuda a contribuir para um
mundo mais saudável e influencia outras pessoas a fazerem o mesmo.ATENÇÃO: Ressaltamos que as informações contidas nesta página têm o objetivo de informar e trazer dados importantes para o conhecimento sobre o tema, mas não substituem em nenhuma hipótese a consulta e orientação profissional.