Conheça as vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos

Os alimentos transgênicos são aqueles alimentos de origem artificial, ou seja, são produzidos em laboratório. Através de técnicas de engenharia genética, os alimentos transgênicos sofreram alguma alteração em seu DNA.

Conheça as vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos
  Data Publicação:
02 de Junho de 2020


Conheça as vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos

Os alimentos transgênicos são aqueles alimentos de origem artificial, ou seja, são produzidos em laboratório. Através de técnicas de engenharia genética, os alimentos transgênicos sofreram alguma alteração em seu DNA.

Essas alterações na estrutura do alimento são feitas a fim de protegê-lo na hora do cultivo, seja contra pragas, agrotóxicos, doenças ou mudanças climáticas. 


Porém, muito se discute sobre as vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos, afinal eles podem apresentar muitos riscos para a saúde. 


Veja a seguir algumas informações importantes sobre o consumo de alimentos transgênicos.

Onde os alimentos transgênicos estão presentes? 

O Brasil está entre os maiores produtores de alimentos transgênicos do mundo. Tomates, morangos, batatas; além de milho, soja e seus derivados estão entre os principais alimentos de origem transgênica mais presentes no país. 

Esses alimentos são amplamente utilizados no dia a dia do brasileiro, através dos alimentos processados.  

Mesmo assim, muitas pessoas não tem o conhecimento de estar consumindo alimentos de origem transgênica, por isso é fundamental saber como identificar os alimentos transgênicos no supermercado através das informações da sua embalagem.

Saiba identificar os alimentos transgênicos a seguir.

Como saber se estou levando pra casa um alimento transgênico?

Segundo o IDEC, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, a identificação de alimentos produzidos ou que contenham organismos geneticamente modificados é um direito do consumidor, assegurado por um conjunto de leis e normas presentes desde 2003.

As embalagens precisam obrigatoriamente apresentar o símbolo “T” dentro de um triângulo amarelo, indicando que o alimento possui algum componente de origem transgênica.

Muitas empresas que comercializam esses alimentos dizem que o rótulo assusta o consumidor, porém como se trata de um alimento que pode causar danos à saúde, é importante que seja feita a sua devida identificação.

É fundamental estar atento a esse símbolo na hora de comprar alimentos, principalmente se forem de origens comuns aos alimentos transgênicos, como o milho e a soja.

Apesar de possuírem vantagens, os alimentos transgênicos também apresentam riscos para a saúde e para o meio ambiente. Veja a seguir quais são eles.

Quais são as vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos?

Os produtos transgênicos estão diretamente relacionados com a produção agrícola. Alimentos criados através da engenharia genética são capazes de resistir a pragas e doenças, ao mesmo tempo em que têm um maior rendimento e são mais nutritivos.

Além de melhorar a produção dos alimentos, os transgênicos também apresentam benefícios para o consumidor.

Entre as principais vantagens dos alimentos transgênicos estão o preço baixo e uma maior durabilidade do produto.

Porém, mesmo oferecendo benefícios, os riscos dos transgênicos são grandes, tanto para a agricultura quanto para a saúde do consumidor.


Riscos para a saúde

Muitos estudos na área apontam que os riscos potenciais dos alimentos transgênicos para a saúde são graves. Os principais deles são:

  • Alergias: Quando são geneticamente modificados, os organismos podem criar novas substâncias que causam alergias.

Algumas alergias podem levar até mesmo a morte, então é fundamental realizar o tratamento precoce para diminuir e eliminar a sensibilidade a elas. 

  • Resistência aos antibióticos: No processo de produção de transgênicos, cientistas usam substâncias que podem ser resistentes aos antibióticos, dessa forma podendo passar essa característica para o alimento.
  • Aumento das substâncias tóxicas: Através de modificações genéticas, plantas que possuem toxinas podem agredir tanto o meio ambiente, quanto os seres humanos e os animais.
  • Aumento dos resíduos de agrotóxico: Por conta da inserção de novos genes em ervas-daninha e pragas, elas se tornam mais resistentes e precisam de mais agrotóxicos para serem contidas, dessa forma o alimento também sofre impacto.

Fique atento aos produtos que você consome

Grande parte das pessoas não têm o costume de verificar as informações nas embalagens dos produtos.

Mas essa prática é fundamental, principalmente em relação aos alimentos transgênicos, afinal, o consumidor tem o direito de saber o que está levando para a casa e poder escolher se quer assumir alguns riscos.

Agora que você já sabe a importância de reconhecer os alimentos transgênicos, lembre-se sempre de adotar uma dieta saudável.




Publicações Relacionadas

O inverno chegou: é hora de redobrar os cuidados com a saúde

O inverno chegou: é hora de redobrar os cuidados com a saúde Notícias

É chegado o inverno. Para alguns, a melhor época do ano; para outros, um obstáculo a se enfrentar até a chegada da primavera. Independentemente de se gostar ou não, a estação exige cuidados especiais com a saúde. Além de doenças respiratórias, mais comuns nesta época de baixas...

Ler Mais
Você sabe o significado das campanhas Junho Vermelho e Junho Laranja?

Você sabe o significado das campanhas Junho Vermelho e Junho Laranja? Notícias

Junho Vermelho e Junho Laranja são as ações deste mês. O vermelho representa a importância da doação de sangue, enquanto o laranja visa alertar sobre duas doenças que envolvem o sangue: anemia e leucemia. 

Junho vermelho
Junho Vermelho é uma iniciativa de...

Ler Mais
Março Azul Marinho - Mês da conscientização e prevenção conta o Câncer de Intestino (colorretal)

Março Azul Marinho - Mês da conscientização e prevenção conta o Câncer de Intestino (colorretal) Notícias

Março Azul Marinho - Mês da conscientização e prevenção conta o Câncer de Intestino (colorretal)
Esse mês, também conhecido como Março Colorido, tem mais uma cor: o azul-marinho, que chega para abordar uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
O câncer...

Ler Mais
Março Amarelo e Lilás

Março Amarelo e Lilás Notícias

Entramos vivendo um mês muito importante para a propagação da saúde feminina, pois nele celebramos 2 campanhas de conscientização:
Março Amarelo, que tem como objetivo alertar para a prevenção e o combate à endometriose; e Março Lilás, que visa aumentar a conscientização sobre a...

Ler Mais
Comece 2024 priorizando a sua saúde!

Comece 2024 priorizando a sua saúde! Notícias


À medida que iniciamos 2024, é natural dedicarmos um momento à reflexão. Este período se torna propício para reavaliarmos e projetarmos nossas experiências, incluindo metas voltadas para a conquista de uma saúde sólida e um bem-estar duradouro.
Saúde completa
Seja para...

Ler Mais
Descubra práticas simples para aproveitar o verão mantendo sua saúde em primeiro lugar!

Descubra práticas simples para aproveitar o verão mantendo sua saúde em primeiro lugar! Notícias


O verão é mais do que uma estação do ano, é uma experiência que convida a celebrar a vida e investir em nosso próprio cuidado, garantindo que cada dia seja vivido com plenitude e equilíbrio.
Por isso, nesses dias quentes, é ainda mais importante adotar práticas saudáveis que...

Ler Mais