Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção

Notícias

Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção
  Data Publicação:
01 de Abril de 2021
  Autor das Imagens:
Coopusaúde
  Autor dos Textos:
Coopusaúde


Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção

A pandemia do novo coronavírus também trouxe dúvidas quanto à prática de exercícios físicos. Afinal, como se manter saudável quando ficar em casa é a sua única opção?

Ficar em casa não é sinônimo de descuidar da saúde, por isso é essencial aliar isso às práticas saudáveis.

Saiba a seguir sobre as principais maneiras de se manter saudável mesmo estando em casa.


Como se manter saudável estando em casa


Diante da pandemia, nossas rotinas precisaram ser readaptadas para a nova realidade. Organizar as tarefas do dia a dia é essencial para que suas atividades tenham uma constância e possam ser executadas da melhor forma.

Tudo isso deve estar aliado à boa saúde. Veja abaixo algumas dicas sobre como manter a saúde em casa.

Mantenha sua rotina alimentar


Siga sempre os horários das refeições e se alimente de forma saudável, contemplando todas as refeições do seu dia.

Comer com atenção e sem pressa ajuda na digestão, então sempre respeite o seu horário de alimentação da melhor forma.

Em caso de lanches fora do horário, priorize se alimentar de comidas naturais e saudáveis, evitando processados e gorduras. Frutas, castanhas, grãos e alimentos leves são uma ótima pedida.


Pratique atividades físicas todos os dias


Ficar o dia inteiro na frente do computador não é saudável e ainda contribui para o sedentarismo. É por isso que é obrigatório separar um horário para você realizar uma atividade física diariamente.

Realize pausas durante o seu dia e aproveite para fazer algumas atividades em pé, como alongamentos, caminhadas ou qualquer coisa que coloque o seu corpo em movimento.

Além disso, algumas atividades do seu dia a dia podem se transformar em exercícios que contribuem para a sua saúde, uma boa faxina em casa é um exemplo disso. Aproveite esses momentos para garantir benefícios para a sua saúde.

Não esqueça da sua saúde mental


Todos estamos acostumados a fazer parte de grupos e encontrar com pessoas todos os dias. Quando isso muda de uma hora para a outra, o impacto em nosso organismo é muito grande.

Nessas horas, use a tecnologia ao seu favor e realize vídeo chamadas e ligações com as pessoas que você gosta. Outra coisa importante é evitar ficar nas redes sociais por muito tempo e perder muitas horas do seu dia nisso, afinal ficar em casa também requer organização.

Organizar o ambiente, suas demandas domésticas e as demandas de trabalho faz parte dos cuidados com a sua saúde, por isso lembre-se de pôr em prática tudo isso.




Cuidar de sua saúde é cooperar com o próximo


A crise de saúde pública que estamos vivendo provavelmente não vai acabar tão cedo, sendo assim é fundamental o cuidado de todos em relação à pandemia.

A OPAS e a OMS estão prestando apoio técnico ao Brasil e a outros países, na resposta ao surto de COVID-19, por isso, é fundamental adotar as medidas de contenção propostas.

Seguir os protocolos recomendados por essas autoridades na área da saúde é uma maneira de se manter saudável e também de proteger os outros, afinal o contágio do coronavírus diminui muito.

A melhor maneira de fazer isso é ficar em casa, evitando saídas que não são necessárias e também não promover aglomerações.

Ao ficar em casa, você contribui para a saúde da sua família e das pessoas com quem convive.

Adotar hábitos saudáveis com você e com o próximo é cooperar para um futuro mais saudável, tornando tudo melhor e garantindo o conforto no dia a dia das pessoas.

ATENÇÃO: Ressaltamos que as informações contidas nesta página têm o objetivo de informar e trazer dados importantes para o conhecimento sobre o tema, mas não substituem em nenhuma hipótese a consulta e orientação profissional.



Publicações Relacionadas

Janeiro Branco: Como cuidar da saúde mental em meio à pressão por produtividade e metas de ano novo

Janeiro Branco: Como cuidar da saúde mental em meio à pressão por produtividade e metas de ano novo Notícias

O início do ano é marcado por uma energia de renovação e, invariavelmente, pela elaboração de listas de metas: "emagrecer", "aprender um novo idioma", "economizar", "ser mais produtivo". 
Embora a intenção seja positiva, esse movimento massivo pode gerar uma pressão...

Ler Mais
Dieta anti-inflamatória: manual prático para reduzir inflamação e proteger sua saúde

Dieta anti-inflamatória: manual prático para reduzir inflamação e proteger sua saúde Notícias

O que é inflamação?Inflamação é uma resposta do organismo a agressões. Enquanto inflamação aguda cura feridas, a inflamação crônica atua silenciosamente e contribui para doenças como diabete tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns cânceres. A alimentação tem...

Ler Mais
Sono reparador: o guia completo para proteger seu corpo e sua mente

Sono reparador: o guia completo para proteger seu corpo e sua mente Notícias

1. Por que o sono é tão importante?O sono não é “tempo perdido”: é quando o organismo regula hormônios, consolida memória, repara células e fortalece o sistema imune. A falta crônica de sono está associada a maior risco de ganho de peso, diabetes, hipertensão, doenças...

Ler Mais
Pré-hipertensão: o novo alerta da cardiologia para sua saúde

Pré-hipertensão: o novo alerta da cardiologia para sua saúde Notícias

Durante muitos anos, o valor de 12 por 8 mmHg foi considerado o “padrão ouro” da pressão arterial saudável. Porém, em 2025, a nova Diretriz Brasileira de Hipertensão, publicada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Nefrologia e Sociedade Brasileira de...

Ler Mais
Como fortalecer a imunidade e evitar doenças sazonais

Como fortalecer a imunidade e evitar doenças sazonais Notícias

As doenças sazonais, como gripes, resfriados, sinusites e alergias, são comuns durante as mudanças de estação. Quando o clima fica mais frio ou mais úmido, o corpo se torna mais vulnerável, e a imunidade pode diminuir, deixando-o mais propenso a essas doenças. No entanto, com hábitos...

Ler Mais
A importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

A importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama Notícias

nais, fatores que influenciam no desenvolvimento do câncer.Evitar o consumo excessivo de álcool: O consumo elevado de álcool é um fator de risco conhecido para o câncer de mama.Amamentação: Amamentar pode reduzir o risco de câncer de mama, especialmente...

Ler Mais