Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde? 

Notícias

Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde? 
  Data Publicação:
02 de Fevereiro de 2021
  Autor das Imagens:
Coopusaúde
  Autor dos Textos:
Coopusaúde


Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde? 

A área da saúde pública enfrenta muitos desafios todos os anos, seja por problemas relacionados ao comportamento destrutivo do ser humano, seja por problemas que fogem do nosso controle.

Todas as medidas executadas pelo estado para garantir o bem-estar físico, mental e social da população fazem parte da saúde pública, e muitas dessas medidas podem refletir diretamente em nossa saúde.

Leia o texto a seguir e entenda mais sobre os impactos do meio na saúde pública.

A saúde e o ambiente


Os impactos ambientais são definidos como alterações no meio ambiente que causam modificações nas propriedades químicas, físicas e biológicas de um local.

Esses impactos são imprevisíveis, e muitas vezes podem causar malefícios para o meio ambiente e para a saúde humana. Existe uma estreita relação entre os impactos ambientais e o surgimento de doenças, que funcionam como causa e efeito.

Dessa maneira, é fundamental ter o conhecimento das consequências causadas pelos impactos ambientais. Veja a seguir.


Poluição da água


Quando a água é poluída, ocorre o aumento da proliferação de microorganismos patogênicos e das substâncias tóxicas. Esgotos que não recebem nenhum tratamento podem transportar fezes de pessoas enfermas, aumentando a disseminação de doenças como hepatites e a ascaridíase.


Poluição da atmosfera


A poluição do ar ataca os nossos sistemas por inteiro. Problemas respiratórios como bronquite, asma, enfisema pulmonar e câncer de pulmão são potencializados com a poluição do ar. Ela também é capaz de afetar o coração e causar infartos. 

Desmatamento


O desmatamento acaba por acelerar o surgimento de doenças em determinadas regiões, pois ele obriga vetores de doenças como, por exemplo, mosquitos a buscarem outros lugares para se abrigar e conseguir alimento. Dessa forma, eles espalham vírus e outros organismos patogênicos.

Além disso, cenários de fragilidade e vulnerabilidade também representam uma parcela degradante da saúde pública. Fatores como a fome, seca e conflitos estabelecem crises sanitárias em todo o mundo, impactando na saúde de muitas pessoas.

É imprescindível diminuir os impactos na saúde e no meio ambiente através de hábitos e políticas de preservação, afinal tudo isso contribui para um futuro mais saudável para nós e para as gerações futuras. Saiba agora a importância da saúde pública para as pessoas.


Qual a importância da saúde pública?


Quando as pessoas podem contar com saúde pública de qualidade, muitos problemas são evitados e é garantido um direito básico ao ser humano.

Dessa maneira, quando recebemos uma atenção básica em sistemas de saúde, os cuidados fornecidos conseguem satisfazer as necessidades da maioria das pessoas. Ao mesmo tempo, o controle e a erradicação de vírus e bactérias promove uma melhor qualidade de vida.

Ou seja, quanto melhor a qualidade da saúde oferecida à população, maior é o conforto e o bem-estar de todos, afinal até mesmo doenças que estão diretamente relacionadas com a qualidade de vida podem sofrer quedas em seus índices, como é o caso da depressão e da ansiedade.


Cooperar é cuidar de todos


O sentimento de empatia e o esforço comunitário também fazem parte da saúde pública. Quando nos colocamos no lugar do outro somos capazes de enxergar as situações com outros olhos, e dessa forma entender o que realmente é importante em cada situação.

Por isso, o ato de investir em saúde pública também pode ser um ato individual, pois através de pequenas atitudes, como não poluir ou se preocupar com a saúde do outro, maiores problemas são evitados e nossos dias nos tornam mais saudáveis.

Com a Coopusaúde, o ato de cooperar ajuda a criar um mundo mais saudável, por isso lembre-se sempre de cuidar da saúde do próximo com responsabilidade.

ATENÇÃO: Ressaltamos que as informações contidas nesta página têm o objetivo de informar e trazer dados importantes para o conhecimento sobre o tema, mas não substituem em nenhuma hipótese a consulta e orientação profissional.


Publicações Relacionadas

Fevereiro Roxo e Laranja – Mês de conscientização para doenças crônicas e a doação de medula óssea

Fevereiro Roxo e Laranja – Mês de conscientização para doenças crônicas e a doação de medula óssea Notícias

Fevereiro é um mês de conscientização dupla, dedicado a campanhas de saúde de grande relevância: o Fevereiro Roxo e o Fevereiro Laranja. Conhecer os sintomas e o impacto dessas condições é o primeiro passo para a prevenção, o diagnóstico e a...

Ler Mais
Verão sem preocupação: Guia CoopuSaúde para equilibrar lazer, alimentação e hidratação

Verão sem preocupação: Guia CoopuSaúde para equilibrar lazer, alimentação e hidratação Notícias


O verão é sinônimo de férias, praia, piscina e uma agenda mais flexível. Mas o aumento das temperaturas e a mudança na rotina podem representar um desafio para a manutenção dos hábitos saudáveis. 
Pensando nisso, separamos três pilares essenciais para você aproveitar a...

Ler Mais
Seu primeiro passo para um 2026 saudável: A importância do check-up anual.

Seu primeiro passo para um 2026 saudável: A importância do check-up anual. Notícias

Tão importante quanto planejar viagens e finanças é planejar a sua saúde. O check-up anual é a ferramenta mais eficaz de Medicina Preventiva, e iniciá-lo em janeiro ou fevereiro oferece uma grande vantagem: a detecção precoce.
Muitas doenças crônicas – como...

Ler Mais
Janeiro Branco: Como cuidar da saúde mental em meio à pressão por produtividade e metas de ano novo

Janeiro Branco: Como cuidar da saúde mental em meio à pressão por produtividade e metas de ano novo Notícias

O início do ano é marcado por uma energia de renovação e, invariavelmente, pela elaboração de listas de metas: "emagrecer", "aprender um novo idioma", "economizar", "ser mais produtivo". 
Embora a intenção seja positiva, esse movimento massivo pode gerar uma pressão...

Ler Mais
Dieta anti-inflamatória: manual prático para reduzir inflamação e proteger sua saúde

Dieta anti-inflamatória: manual prático para reduzir inflamação e proteger sua saúde Notícias

O que é inflamação?Inflamação é uma resposta do organismo a agressões. Enquanto inflamação aguda cura feridas, a inflamação crônica atua silenciosamente e contribui para doenças como diabete tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns cânceres. A alimentação tem...

Ler Mais
Sono reparador: o guia completo para proteger seu corpo e sua mente

Sono reparador: o guia completo para proteger seu corpo e sua mente Notícias

1. Por que o sono é tão importante?O sono não é “tempo perdido”: é quando o organismo regula hormônios, consolida memória, repara células e fortalece o sistema imune. A falta crônica de sono está associada a maior risco de ganho de peso, diabetes, hipertensão, doenças...

Ler Mais