Você conhece a importância da vacinação para o mundo e para a saúde das pessoas?
Atualmente, existem muitas dúvidas em relação ao assunto, e mesmo que as vacinas passem por diversos testes e fiscalizações, muitas pessoas ainda ficam desconfiadas em relação à imunização.
Que tal entender mais sobre a importância da vacinação e todos os benefícios que ela traz? Acompanhe nosso artigo.
Criação das vacinas
Os primeiros relatos da "vacinação" no mundo estão relacionados ao
combate da varíola na China. Isso aconteceu no século 10. Na época, os chineses trituravam cascas de feridas e sopravam o pó sobre o rosto das pessoas. Essa seria a primeira vez na história em que
versões enfraquecidas de vírus passaram a ser introduzidas no corpo das pessoas.
Porém, foi em 1978, que o termo
"vacina" surgiu pela primeira vez. Tudo graças a um experimento do médico e cientista inglês Edward Jenner.
Após ouvir alguns relatos, Jenner descobriu que trabalhadores da zona rural
não pegavam varíola pois já haviam contraído a varíola bovina. A partir daí, conduziu um experimento e introduziu os dois vírus em um menino de 8 anos de idade, confirmando a base científica dos relatos.
A partir desse experimento e de vários outros, as vacinas começaram a ser produzidas em todo o mundo, se tornando a principal forma de combate a doenças.
Qual a importância da vacinação?
Não há dúvida de que
as vacinas são a principal forma de combate a doenças, já que elas são capazes de blindar o organismo contra ameaças.
Altos índices de vacinação em um país são capazes de erradicar doenças, porém isso só acontece quando o número de vacinados é muito alto.
Ao longo do tempo, as vacinas foram responsáveis por reduzir muito a incidência da pólio, sarampo e tétano, entre muitas outras doenças existentes na época.
Contra doenças infecto contagiosas,
as vacinas são a forma mais segura e eficaz de prevenção, afinal elas são instrumentos de proteção individual e ao mesmo tempo coletiva.
Mesmo com todos esses benefícios, ainda existem dúvidas em relação às vacinas. Uma das principais é sobre a segurança/eficácia delas. Veja a seguir sobre as etapas pelas quais uma vacina passa.
Conheça as etapas da produção de uma vacina
O processo das pesquisas e do desenvolvimento de uma vacina é dividido em diversas etapas. Na maioria das vezes, esse processo é longo e demorado, envolvendo muitos investimentos e riscos.
A primeira etapa no desenvolvimento de uma vacina é a
pesquisa. É nela que os estudos são desenvolvidos através de métodos científicos e propostas de vacina são identificadas.
A segunda etapa no desenvolvimento de uma vacina são os
testes pré-clínicos, que têm por objetivo certificar a segurança e o potencial imunogênico da vacina.
Já a terceira etapa no desenvolvimento de uma vacina são os
ensaios clínicos. Essa é uma etapa mais longa e cara. Aqui os estudos são divididos nas seguintes fases:
- Fase 1 - É o primeiro estudo realizado em seres humanos e tem como objetivo garantir a segurança da vacina.
- Fase 2 - O intuito dessa etapa é garantir a imunogenicidade da vacina.
- Fase 3 - É a última fase de estudo antes da obtenção do registro sanitário e o objetivo é garantir a sua eficácia. Somente após a fase 3 e a obtenção do registro sanitário é que a vacina pode ser disponibilizada para a população.
- Fase 4 - Nessa fase, a vacina é disponibilizada para a população.
Depois de passar por esse processo, as vacinas são monitoradas através de uma vigilância responsável por verificá-las enquanto estão sendo utilizados pela população.
Muitas pessoas são contra a vacinação, mas por quê?
Desde que as campanhas de vacinação existem, há pessoas que contestam as vacinas. Normalmente essas críticas são feitas através de argumentos que evocam a ética, a efetividade e a segurança das substâncias.
Os movimentos
antivacinas ocasionam a desconstrução da autoridade médica,
negando evidências científicas.Cientistas afirmam que o desconhecimento sobre o tema, notícias falsas e boatos sem embasamento científico são responsáveis por um
grande número de ocorrências de doenças que poderiam ser evitadas, caso as instruções sobre a vacinação fossem seguidas.
É por isso que é muito importante se informar corretamente em relação às campanhas de vacinação, confiar em fontes científicas e autoridades na área da saúde.
Se vacinar também é cooperar por um futuro mais saudável
Com a importância da imunização atualmente, se torna essencial garantir a sua segurança e a segurança da sua família. É por isso que se vacinar também é um ato de cooperação, contribuindo para uma sociedade mais saudável e para a diminuição nos números de muitas doenças.
ATENÇÃO: Ressaltamos que as informações contidas nesta página têm o objetivo de informar e trazer dados importantes para o conhecimento sobre o tema, mas não substituem em nenhuma hipótese a consulta e orientação profissional.