A incidência da radiação ultravioleta na pele é nociva e responsável por causar queimaduras, lesões, bolhas e em alguns casos, câncer de pele. É fundamental a utilização diária do protetor solar, de preferência com o fator de proteção 30 ou superior, e realizando várias aplicações durante o dia. Aplique o protetor solar antes da exposição ao sol para que a pele tenha tempo de absorver e tome cuidado com aqueles lugares onde você não enxerga e acaba esquecendo na hora de passar o filtro solar. Se possível, peça a ajuda de alguém para aplicar onde você não alcança como, por exemplo, nas costas.
A pele das crianças é mais sensível, dessa maneira é ideal que se utilize um filtro solar adequado e realize a aplicação com maior frequência. Pessoas de pele negra possuem maior quantidade de melanina e por causa disso não são tão afetadas pela radiação ultravioleta, mas isso não quer dizer que não devam se prevenir, já que podem sofrer queimaduras e contrair doenças de pele da mesma maneira. Recomenda-se em todos os casos o uso do protetor solar.
Como a incidência da radiação ultravioleta é maior em determinados horários do dia, o ideal é evitar ao máximo essa exposição a fim de garantir a manutenção da hidratação corporal e a boa saúde da pele. Os raios solares mais seguros para a pele brilham antes das 10 horas e depois das 16 horas. Esse intervalo entre os dois horários é onde a radiação está mais forte e mais propensa a causar danos.
Além disso, a exposição prolongada ao sol deixa a pele mais vulnerável às radiações UVB, que são as principais responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pele. Dessa maneira é essencial reforçar o uso do protetor solar sempre e evitar exposições desnecessárias à radiação. Qualquer aparecimento de manchas estranhas na pele deve ser examinado por um médico, a fim de evitar maiores danos.
Planos de saúde podem ajudar nesses momentos onde são necessários exames ocasionais. Contar com um médico de confiança é essencial, além de que, a praticidade nos agendamentos garante um atendimento mais rápido e eficaz. Para saber mais sobre planos de saúde da Coopusaúde, clique abaixo.
A água compõe 60% do nosso corpo e é responsável por todas a funções vitais do organismo. A manutenção da hidratação corporal é algo que deve ser praticado todos os dias devido a grande quantidade de água que perdemos e que deve ser reposta. Nos dias mais quentes o corpo perde água com maior facilidade e a desidratação é muito mais comum, dessa maneira, é necessário hidratar-se com frequência. É recomendada a ingestão de 2,5 litros de água por dia para garantir a hidratação do organismo.
Ela também é responsável por regular a temperatura corporal e age no funcionamento dos órgãos. Dessa forma, é indispensável realizar a ingestão de água ao longo do dia e não somente apenas quando sentir sede, pois a hidratação diária deve se tornar um hábito a ser praticado.
As temperaturas elevadas do verão são responsáveis pelo calor que sentimos, e a roupa que utilizamos em nosso dia a dia influencia diretamente nesse fator. O uso de roupas mais claras ajuda a refletir os raios solares e não acumular o calor no corpo. Além disso, tecidos mais leves são recomendados pois permitem uma maior transpiração, evitando que o suor se acumule no corpo e possibilitando que a pele respire. Procure por roupas com tecidos apropriados, como por exemplo:
Acessórios como chapéus e óculos de sol também ajudam na proteção contra os raios ultravioleta, entretanto nenhuma destas dicas de saúde dispensam o uso do protetor solar, e seu uso é obrigatório.
Alimentos leves e ricos em água são altamente recomendados na estação quente, já que estão totalmente ligados com a hidratação corporal. Em contrapartida alimentos gordurosos não funcionam muito bem. Outro fator importante são as festividades de fim de ano onde a disponibilidade de comida é muito grande, e alimentos mais pesados são comumente preparados e servidos. Manter uma dieta balanceada se torna difícil nessa época do ano, mas deve ser incentivada para que se mantenha uma boa saúde.
Saladas e frutas cítricas são muito benéficas no verão, além de combinarem perfeitamente com a estação. A melancia também é uma boa pedida, pois se trata de uma fruta rica em água e ajuda na hidratação, já a cenoura é rica em betacaroteno, que é responsável pela produção da melanina no corpo e garante um melhor bronzeado. Além destes alimentos, os grãos integrais também são ótimas fontes de fibra e auxiliam na boa digestão.
Ajude os seus familiares e amigos a terem um verão mais seguro compartilhando as dicas de saúde que você aprendeu aqui. Tomar os devidos cuidados com a saúde pode garantir um verão feliz e repleto de diversão, por isso conscientize aqueles ao seu redor dos benefícios da prevenção.
O verão proporciona momentos de lazer e diversão, aproveite-os de forma saudável.
ATENÇÃO: Ressaltamos que as informações contidas nesta página têm o objetivo de informar e trazer dados importantes para o conhecimento sobre o tema, mas não substituem em nenhuma hipótese a consulta e orientação profissional.
O Outubro Rosa é uma campanha global que visa conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Existem muitas informações conflitantes que circulam, especialmente, na internet. Hoje, vamos trazer alguns mitos e verdades e reforçar por que o...
Ler MaisCom a chegada da primavera, o aumento das alergias respiratórias é inevitável. O pólen das flores, o tempo mais seco e o acúmulo de poeira no ar costumam desencadear crises alérgicas em muitas pessoas, que logo recorrem ao uso de antialérgicos. No entanto, o que muitos desconhecem é que...
Ler MaisÉ chegado o inverno. Para alguns, a melhor época do ano; para outros, um obstáculo a se enfrentar até a chegada da primavera. Independentemente de se gostar ou não, a estação exige cuidados especiais com a saúde. Além de doenças respiratórias, mais comuns nesta época de baixas...
Ler Mais Junho Vermelho e Junho Laranja são as ações deste mês. O vermelho representa a importância da doação de sangue, enquanto o laranja visa alertar sobre duas doenças que envolvem o sangue: anemia e leucemia.
Junho vermelho
Junho Vermelho é uma iniciativa de...
Março Azul Marinho - Mês da conscientização e prevenção conta o Câncer de Intestino (colorretal)
Esse mês, também conhecido como Março Colorido, tem mais uma cor: o azul-marinho, que chega para abordar uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
O câncer...
Entramos vivendo um mês muito importante para a propagação da saúde feminina, pois nele celebramos 2 campanhas de conscientização:
Março Amarelo, que tem como objetivo alertar para a prevenção e o combate à endometriose; e Março Lilás, que visa aumentar a conscientização sobre a...