Blog

Novembro Azul: Como prevenir o Câncer de Próstata?

O câncer de próstata é a forma mais comum de câncer em homens, sendo responsável pela segunda maior causa de mortalidade por câncer masculino. Se trata de um tumor que atinge a glândula da próstata, localizada embaixo da bexiga e em frente ao reto. Ela é fundamental para o sistema reprodutor masculino pois fabrica o líquido prostático responsável por proteger os espermatozoides. Por isso é tão importante saber como prevenir o câncer de próstata.

Esse tipo de câncer atinge homens mais velhos devido ao seu crescimento lento e quase imperceptível na maioria das situações. Alguns casos podem apresentar um crescimento mais rápido espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

Fatores de risco

Da mesma maneira em que ocorre em outros cânceres, a idade é um marcador de risco, sendo que após os 50 anos de idade a incidência do câncer de próstata aumenta consideravelmente.

O histórico familiar é outro fator contribuinte. A presença de um pai ou irmão com a doença antes dos 60 anos de idade pode multiplicar o risco em relação aos que não possuem essa existência prévia na família, refletindo características herdadas geneticamente, assim como estilos de vida comuns.

como-prevenir-o-cancer-de-prostata

Mas afinal, como prevenir o câncer de próstata?

A principal maneira de prevenir o câncer de próstata é manter uma alimentação saudável com um bom consumo de frutas, legumes e verduras, ao mesmo tempo em que se diminui o consumo de alimentos gordurosos, carne vermelha e leite. Assim, o risco do câncer de próstata bem como outras doenças se torna menor.

Algumas práticas saudáveis também contribuem para a prevenção como, por exemplo, a realização diária de atividades físicas e a redução no consumo de álcool e tabaco.

Conheça os principais sintomas

O Câncer de Próstata pode não apresentar sintomas na sua fase inicial, entretanto quando está mais avançado apresenta sintomas relacionados com a urina. Dentre os principais estão:

  • Dificuldade de urinar
  • Baixo fluxo urinário
  • Insuficiência renal
  • Infecção generalizada
  • Sangue na urina

A importância dos exames frequentes

Detectar o Câncer em suas fases iniciais é essencial para a realização do tratamento e assim aumentar as chances de cura. Dois métodos são utilizados para encontrá-lo: Os exames de dosagem de PSA e o toque retal.

A dosagem de PSA é verificada através de exames de sangue. Já a realização do toque retal permite ao médico verificar se existem nódulos e tecidos endurecidos na próstata, que são indicativos da doença. Apesar de ser um exame rápido, indolor e totalmente seguro, muitos homens ainda possuem um certo receio e devido a brincadeiras que acabam muitas vezes por desencorajar o procedimento, se recusam em realizar o exame, e é justamente nesse momento em que muitos homens colocam a própria vida em risco.

Os dois exames isolados não garantem total precisão, por isso pode ser necessário a realização de exames complementares, já que a biópsia é a única maneira de confirmar a presença do câncer. A Coopusaúde garante a praticidade e o bem-estar na hora de realizar os seus exames, para saber mais, clique aqui.

Como a doença possui uma alta incidência nos homens, o ideal é que sejam realizados exames preventivos a partir dos 45 anos de idade, quando há a presença de histórico familiar. Para aqueles que não apresentam esse histórico os exames podem ser feitos a partir dos 50 anos de idade e repetidos anualmente.

Câncer de Próstata tem cura?

A realização do tratamento do câncer de próstata vai depender da localização do tumor. Se a doença está localizada, ou seja, atingiu somente a próstata, é realizada a cirurgia e a radioterapia, assim como a observação vigilante. Para a doença metastática, que é quando o tumor se espalhou para outras partes do corpo, o tratamento consiste em terapia hormonal juntamente com a radioterapia.

A forma de tratamento varia para cada caso da doença. Após a verificação feita pelo médico do estado de saúde do paciente e o estágio da doença, são analisados os riscos e benefícios a fim de procurar a melhor abordagem para cada situação.

O novembro Azul é apenas um mês de conscientização para um cuidado que deve ocorrer o ano todo. Qualquer sinal ou sintoma é recomendado a visita ao médico para a realização de exames, já que o tratamento se torna muito mais fácil quando a doença é detectada logo no início.

ATENÇÃO: Ressaltamos que as informações contidas nesta página têm o objetivo de informar e trazer dados importantes para o conhecimento sobre o tema, mas não substituem em nenhuma hipótese a consulta e orientação profissional. Em caso de suspeita, procure um médico.

Compartilhar

Deixe um comentário

Seu e-mail não será será divulgado no comentário.